segunda-feira, 24 de julho de 2017

Festa de amigos vira festival em Piracicaba


O que era para ser uma festa entre amigos virou um festival em Piracicaba (SP, a aproximadamente 580km de Maringá)  e está resgatando o psychobilly na região Noroeste paulista. O Pira Psycho será realizado no dia 21 de outubro com as bandas Ovos Presley (foto acima), Sick Sick Sinners, Asteróides Trio (foto abaixo), The Mullet Monster Mafia, Skullbilies e Os Carboja. O evento terá ainda atividades paralelas como food trucks, bazar cultural, presença de pin ups, entre outros
O festival não tem patrocinadores e apoio da prefeitura. É uma iniciativa do trio de amigos Samuel Almeida, Felipe Munari e Xande Lopes. E será realizado no Sindicato dos Papeleiros de Piracicaba (SINTIPEL), na Estrada Jorge Jacop Diehl (estrada velha Piracicaba/Tupi ), sem número, no bairro Conceição, em Piracicaba. A organização fez parceria com hotel da cidade para uma tarifa mais acessível, para quem é de outras cidades e quiser ir para o evento.
A região sempre teve bandas bacanas do cenário billy, como The Reservoir Dogs, Rinha, Os Carboja, Bad Motors, Diabillys, entre outras. E já foi palco de eventos na década de 2000. O festival além de resgatar essa história, também pode estimular novas iniciativas, já que o público é grande na região para esse tipo de som. Prova que o Pira Psycho tem perfil bacana é que quatro das seis bandas do line up já tocaram no Projeto Zombilly, em Maringá. 


O Zombilly bateu um papo com a organização que comentou como surgiu o festival:
ORIGEM – “A ideia do festival nasceu de uma vontade de um dos organizadores que queria fazer uma brincadeira no aniversário dele com umas bandas psychobilly. Um dia conversando entre amigos o cara falou sério e disse ‘’Mano, eu vou trazer o Sick Sick Sinners pra tocar em Piracicaba’’. Só que nisso a gente já vinha fazendo eventos independentes na cidade e sempre vamos para algumas edições do Psycho Carnival, em Curitiba. Aí falamos: “Não vamos trazer uma banda, vamos tentar trazer o Ovos Presley junto”. Já havia contato com o Guilherme, camarada nosso do Skullbilies, de Curitiba, que a gente estava vendo de fazer um show com a nossa banda, o Drenagem Cerebral, lá em Curitiba e vai rolar junto com os Piolhentos, banda de punk rock do Guilherme. Convidamos os caras que toparam na hora e o festival começou a ganhar forma”.
O Neri, do Mullet Monster Mafia, já havia feito umas edições do Pira Psycho Surf Fest. Lembramos do nome e do festival que era foda e fomos montando a parada. Tinha o Minhoca, que era do Rinha banda da cidade, o Chacal. Que são caras que já são carimbados na cena psychobilly e foi gerando uma troca de ideias com os caras moldando o evento”.

RESGATE – “Na verdade a galera que fazia os eventos da cidade envelheceu Estão mais em casa com família e filhos. Mas, tem alguma coisa aqui. O Mullet Monster Mafia, mesmo sendo surf music, sempre toca por aqui e tem os bares onde rolam os encontros da galera”.

LINE UP – “Não tivemos um critério específico. Foi rolando naturalmente. Na verdade, nessa primeira edição estão vindo as bandas que a gente gosta de escutar diariamente e todos são amigos nossos. Como Os Caborja, banda da cidade que se empolgou quando falamos do festival e resolveram fazer um show de reunião que vai ser imperdível. Quem perder esse pode ser que nunca mais veja os caras. E foi construindo o line do evento até chegar no que tá hoje”.


- Festival Pira Psycho
- Data: 21 de outubro de 2017

- Bandas: Ovos Presley, Sick Sick Sinners, Asteróides Trio, The Mullet Monster Mafia, Skullbilies e Os Carboja 
- Informações sobre o Pira Psycho:
- página sobre o festival no Facebook  . 
- Telefone: (19) 98150-4897. 
- Fotos:Andye Iore / Zombilly

Nenhum comentário: