quinta-feira, 11 de maio de 2017

A criatividade no impresso não acompanha a importância do fato


Tivemos ontem (10) um dia histórico na política brasileira. O primeiro depoimento do ex-presidente Lula para o juiz Sergio Moro, dentro da ação da Lava Jato.
A cobertura da imprensa brasileira é diferente, dependendo da região e dos interesses econômicos e políticos. Como fica claro nas capas dos principais jornais brasileiros.
Vale ressaltar a falta de criatividade na diagramação das capas, o que mostra outro perfil dos jornais: a crise no setor com o fechamento de empresas e redução no quadro das redações. Com isso, a qualidade vai ficando cada vez mais para trás. Numa pauta histórica como essa sempre é comum os jornais ousarem na criatividade do material publicado.

Das oito capas selecionadas aqui, somente três fizeram uma diagramação fora do comum. O Correio Braziliense usou a repetição em sequencia de imagens (numa boa opção frente à falta de imagens que foram tiradas de um video e nao feita por fotógrafos dos veículos); o Metro usou a linguagem dos quadrinhos com balões e falas de Lula; e o Diário de Cuiabá abriu uma foto, num recurso simples, mas que nem os maiores jornais usaram.

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