sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Morre Leonard Cohen



Morreu hoje (10) o poeta e músico canadense Leonard Cohen. Ele estava com 82 anos e a causa da morte não foi divulgada. Curiosamente, ele lançou um disco no final de outubro. Assim como David Bowie, morreu logo após lançar um álbum.
Cohen nasceu a 21 de setembro de 1934, em Westmount, Canadá, e é um dos mais influentes músicos da história, tendo fãs em diferentes gêneros musicais. Artistas e bandas como Sisters of Mercy, Neil Young, Nick Cave, Echo & The Bunnymen, Nirvana, Pixeis, Jesus & Mary Chain, entre outros, tiveram influência de Leonard Cohen.

Ele gravou o primeiro disco em 1967, começando com canções folk e no decorrer dos anos foi focando mais sofisticado, fazendo uma mistura de rock, pop, jazz e uma sonoridade melancólica. Cohen lançou 14 discos de estúdio, mais de 30 coletâneas e recebeu diversos prêmios, seja pela música ou pela literatura.
Várias músicas foram temas de filmes, assim como ele foi tema de documentários.  Destacando as músicas "Hallelujah", “First We Take Manhattan”, “Who by fire”, “Suzanne”, "I'm Your Man", “So Long, Marianne”, “Tower of song”, entre tantas outras. Em 2002 o filme “Looking for Leonard” fez uma bela homenagem ao artista. Sem usar músicas dele por questões de direitos autorais, o filme coloca uma personagem andando por Montreal recitando trechos das obras de Cohen. O filme chegou a ser exibido no circuito alternativo no Brasil.

Nenhum comentário: