sexta-feira, 15 de julho de 2016

Paraíso do Rock começa com reinauguração da Casa da Cultura

casa (2)
casa (1)
paraiso-1dia-03
jarrah (11)
paraiso-1dia-01
paraiso-1dia-04
samba

paraiso-1dia-02
Estar em Paraíso do Norte (a aproximadamente 80km de Maringá) para o festival Paraíso do Rock 2016 é participar de uma experiência multicultural. Assim foi na noite de ontem (14) no Esquenta do Paraíso do Rock.
No final da tarde teve a reinauguração da Casa da Cultura e a à noite já rolaram shows. Tocaram na Casa da Cultura Jarrah Thompson (da Austrália), Clarissa Mombelli & Cidão (de Pelotas, RS) e Raízes do Samba (banda local de samba de raiz). E depois Clarissa & Cidão receberam a companhia de Tiago Duarte para continuar a festa no bar Jumb´s Gourmet. Tudo gratuito. “A arte tira as crianças das ruas, deixa longe das drogas”, disse o prefeito Beto Vizzotto sobre o espaço cultural revitalizado.
A Casa da Cultura de Paraíso do Norte foi criada em 2003 e estava com problemas estruturais. A reforma foi feita com verba do governo estadual e deixou o espaço em condições adequadas para uso da comunidade. Com isso, aproximadamente 400 crianças usam o local semanalmente com atividades musicais, de artes plásticas, sobre graffiti, entre outras aulas e oficinas como complemento de sala de aula das escolas.
E também como opção para abrigar os artistas locais e seus trabalhos. Como o grafiteiro Felipe Newmove e a artista Helia Barranco que abriu uma das salas da Casa da Cultura com a exposição Eco-Arte, relacionando a música com a natureza em quadros e painéis usando troncos de árvores transformados em instrumentos musicais.
DIVERSIDADE – A diversidade cultural também ficou evidente na parte musical. O australiano Jarrah Thompson foi muito aplaudido pelo seu folk aborígene acústico usando banjo, violão e percussão. Em seguida o público cantou clássicos do samba brasileiro com os locais do Raízes do Samba. E também teve o sempre bacana rock gaúcho com Clarissa & Cidão, alternando trabalho de cada um do casal, indo do alternativo, ao folk, passando pelo rock´n´roll clássico.
E isso porque a nona edição do festival Paraíso do Rock começa oficialmente hoje e vai até amanhã com uma maratona de shows, no CTG São Jorge, sempre com ingressos camaradas, sendo apenas R$ 30 para os dois dias. O primeiro show começa às 22h.
Hoje, sexta-feira (15):
Tu Jalmas acústico (RS/PR)
Jarrah Thompson (Austrpalia)
The Muddy Brothers (ES)
Os Replicantes (RS)
Amanhã , sábado (16)
Terremotor (PR)
Juvenil Silva (PE)
Expulsados (Argentina)
Faichecleres (PR)

Fotos: Andye Iore

Nenhum comentário: