quarta-feira, 13 de julho de 2016

Os Replicantes mostram a velha festa punk no Paraíso do Rock

replicantes04
Os gaúchos dos Replicantes são daqueles raros casos de bandas do underground que conseguem repercussão e algumas “entradas” no mainestream. O grupo foi formado em 1983, em Porto Alegre (RS), pelos irmãos Claudio e Heron Heinz e mais o amigo Carlos Gerbase.  Um ano depois Wander Wildner assumiu os vocais.
A banda se baseou no lema Do it yourself e lançou por conta própria seu primeiro compacto com quatro músicas. E foi a primeira banda gaúcha que fez vídeo clip. O destaque foi tão grande que logo a multinacional BMG colocou Os Replicantes em coletânea e logo lançou o primeiro álbum, “O futuro é Vortex”, em 1986. O que levou a banda para rádios de todo o Brasil com a música “Surfista calhorda”.
Três anos depois o vocalista Wander Widlner sai da banda para se dedicar à carreira solo. E que depois teve algumas idades e vindas alternadas com tours pela Europa. Julia Barth assumiu os vocais e recebe muitos elogios pela performance de palco.
Os Replicantes também fazem parte de uma triste situação na cena roqueira brasileira. Bandas com um histórico e carreira importante que não conseguem se manter apenas com sua música. Assim, os músicos precisam ter empregos regulares e levar a banda como complemento de renda ou apenas lazer. Como o baixista Heron Heinz que aos 59 anos de idade trabalha como programador de computadores.
O que dificilmente aconteceria se eles fossem americanos ou europeus, já que bandas com uma discografia bem menor e menos importante conseguem viver apenas tocando, gravando discos e fazendo shows.
Já são quase 15 títulos lançados em 33 anos entre álbuns, coletâneas e vídeos, e um set list de show tão impactante que poucas bandas brasileiras tem. A banda se prepara para lançar um novo disco esse ano e fazer sua quarta tour na Europa em seguida.
FESTIVAL - Os Replicantes fecha a primeira noite do Festival Paraíso do Rock, em Paraíso do Norte (a aproximadamente 80km de Maringá), na próxima sexta-feira (15). O público ouvirá clássicos como  “Surfista Calhorda”, “Hippie, Punk, Rajneesh”, “Nicotina”, “Ele quer ser punk”, “Festa Punk”, “Sandina”, entre outros, garantindo um dos melhores shows do festival.
O Projeto Zombilly entrevistou o baixista Heron Heinz que comentou sobre o festival paranaense e algumas novidades sobre a banda. Ele avisa que a banda trará CDs, camisetas e adesivos para vender.
replicantes05
ENTREVISTA
ZOMBILLY- Como será o set list para o show no Paraiso do Rock?
HERON HEINZ -
Temos feito uma mescla das antigas com algumas novas, aí não será diferente.
Vocês vão tocar pela primeira vez nessa cidade e no festival. Existe a preocupação em colocar as musicas mais conhecidas no set ou não?
Sempre temos que tocar as mais conhecidas, senão a gurizada nos mata [risos].
Geralmente, bandas com a história e importância de vocês, teria uma situação mais confortável nos EUA ou Europa, vivendo só de música. Como é a situação de vocês hoje?
A mesma de sempre nesses 32 anos, continuamos todos com nossos empregos. A banda é uma diversão. Não dá pra viver só da música, nunca foi nosso objetivo.
Bandas que mudam o vocalista seguem rumos diferentes uma das outras. Como foi pra vocês encontrarem a identidade sem o Wander Wildner?
A banda começou comigo, o Claudio e o Gerbase [risos]. Todo o primeiro disco foi feito por nós três, o Wander entrou depois... a identidade d´Os Replicantes já existia sem ele... e continua a mesma!
replicantes03
É comum bandas de outros estados tentarem viver no eixo RJ-SP. Qual sua visão disso? Os Replicantes tem mais destaque até que as principais bandas desse meio, mas fora desse eixo...
Nunca pensamos em sair de Porto Alegre pra viver em outra cidade. Não saberia te explicar porque gostam tanto de nós fora daqui, mas que é bom é!
São 33 anos tocando e nove discos... o que ainda te motiva a seguir tocando?
Cara, não conheço nada melhor pra fazer na vida do que tocar, fazer shows, compor, gravar, viajar. Não precisa nenhuma motivação a mais.
O que está planejado para a banda?
Planejamos um disco novo ainda para esse ano e uma nova tour [a quarta] na Europa no meio do ano que vem. E, claro, uns videoclipes.
* Confira o site dos Replicantes .
* Confira o site do Paraíso do Rock .
Fotos: Gabi M.O. / Divulgação

Nenhum comentário: