segunda-feira, 9 de maio de 2016

A verdade sobre a volta do vinil



Não existe volta do vinil! Essa é a mais pura verdade sobre o mercado fonográfico brasileiro. Quem tanto fala em volta do vinil nas conversas com amigos ou em reportagens na mídia, é quem não acompanha o setor e está  acompanhando esse setor há pouco tempo.
Para quem coleciona discos de vinil, esse mercado nunca acabou. Sempre existiu. Mesmo quando não havia fábrica em atividade no Brasil. Os colecionadores seguiram comprando seus vinis pela internet, em feiras de antiguidades, sebos ou pediam para os amigos que viajavam ao exterior para trazer algum bolachão na viagem. Já que na Europa e Estados Unidos o mercado seguiu lançando vinis todos esses anos.
Lugares como a Feira de Antiguidades da praça Benedito Calixto, em São Paulo, sempre tiveram bancas com discos de vinil para vender. Um outro exemplo aconteceu em outubro de 2011, quando foi feita uma feira de discos na Vila Madalena, em São Paulo. O evento não só teve muitos expositores, como o amplo local ficou lotado com o público e mal dava para ver as bancas de tanta muvuca (foto). Tudo isso sendo que já havia ocorrido outras edições e muito antes dessa ladainha da mídia atrasada falando que o vinil voltou.
O que acontece hoje é que o mercado está se reestabelecendo com mais fábricas, mais bandas lançando disco e colecionadores reativando suas vitrolas. O que, naturalmente, aumenta o interesse e a comercialização dos vinis.
* Confira mais fotos da feira de discos em 2011 em São Paulo.
Foto: Andye Iore

Nenhum comentário: