domingo, 23 de março de 2014

Alexandre Saldanha traduz livro do Dead Kennedys para o Brasil

livro-ramones
Os fãs de punk tem uma espera angustiante até junho. É que será lançado no Brasil simultaneamente com os Estados Unidos o livro “Dead Kennedys: Fresh fruit for rotting vegetables: the early years”. A edição brasileira já é traduzia por Alexandre Saldanha “Arroz”, que traduziu o livro “Na estrada com Ramones” (foto acima), lançado no ano passado pela Edições Ideal (que tem como editores Tor Tauil, do Zumbis do Espaço, e o jornalista Marcelo Viegas).

O livro do Dead Kennedys foi escrito por Alex Ogg, que já publicou outras obras sobre o punk como “The art of punk” e “No more heroes: a complete history of UK punk from 1976 to 1980”. Também tem a participação de Ruby Ray que já fotografou as principais bandas punks da história. E Winston Smith que foi parceiro dos Dead Kennedys por muitos anos, fazendo capas e encartes dos discos, flyers e cartazes de shows.
Alexandre Saldanha é guitarrista do Reverendo Frankenstein e ocasionalmente toca no Kães Vadius (foto abaixo), é produtor e apresentador do programa “Acorde” e está ansioso pelo lançamento do novo projeto depois da ótima repercussão com o livro sobre os Ramones, de Monte Melnick e Frank Meyer. “Já conhecia o Arturo Vega [que criou o logo do Ramones] e ele me colocou em contato com o Monte”, comentou Saldanha sobre o trabalho no livro dos Ramones. “Quando a gente se encontrou, ele me disse que queria lançar o livro no Brasil. Que se eu conseguisse uma editora, me daria o prefácio do livro para escrever”.
Foi então que Alexandre Saldanha entrou em contato com Tor Tauil e a ideia ganhou corpo. Por Saldanha já conhecer Melnick, falar e escrever em inglês e, claro, ser fã do Ramones, o prefácio passou a ser a tradução do livro todo. O disco “Fresh fruit for rotting vegetables”, do Dead Kennedys, foi lançado no Brasil em meados da década de 1980, inclusive em vinil branco e com o encarte bacana no formato fanzine pôster.
* Confira o site da Edições Ideal.
* Confira o perfil de Alexandre Saldanha no Facebook.

kaes vadius02

Fotos: Projeto Zombilly

Nenhum comentário: