quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Neil Young foi influenciado por surf music



Pouca gente sabe, mas um dos maiores roqueiros da história foi influenciado por surf music no começo da carreira. O canadense Neil Young nasceu a 12 de novembro de 1945, em Toronto, no Canadá. Ele é filho de um jornalista e uma atleta. Aos 11 anos Neil Young já era determinado ganhando dinheiro criando galinhas e vendendo os ovos. Com isso ele alimentava o sonho de trabalhar com agricultura quando adulto. Paralelamente ele ouvia à noite o rádio em casa antes de dormir e curtia rockabilly e country na metade da década de 1950.

Neil Young ganhou o primeiro instrumento em 1958, aos 13 anos. O ukelelê de plástico foi sucedido por um banjo e um violão, dados pela mãe, sua principal incentivadora. Neil Young montou bandas para participar de concursos musicais na escola. Seguiram The Jades, The Esquires, The Stardusters e The Classics. O jovem roqueiro era vítima de bullying na escola em virtude do comportamento introspectivo causado pelo divórcio dos pais.
DISCO - Em 1963 Neil Young monta a banda The Squires, em Winnipeg (uma das maiores cidades do interior do Canadá, com aproximadamente 600 mil habitantes na época), e grava seu primeiro disco, um compacto com duas músicas. O trio The Squires tocava versões de sucessos pop da época e músicas próprias instrumentais influenciadas pela surf music de Link Wray e The Ventures.
As músicas do compacto passaram a tocar nas rádios locais. Neil Young decidiu colocar vocais nas músicas influenciado pelos Beatles e passou a se interessar por folk depois de ouvir discos de Bob Dylan.
Neil Young ganhou da mãe um carrão funerário para transportar os instrumentos da banda nos shows pela região de Winnipeg. O Buick Roadnaster 1948 (imagem acima)  foi batizado de Mortimer Hearseburg. Neil Young despediu os amigos da banda depois que marcou um show e eles não puderam ir, já que os familiares achavam que o rock´n´roll não daria futuro.
Numa dessas viagens Neil Young compôs “Sugar mountain” que seria um dos grandes sucessos da carreira solo no futuro. A música foi regravada em 1973, no disco “Time Fades Away”. E foi numa dessas viagens para shows que ele conheceu Stephen Stills, que viria a ser seu grande parceiro no Buffalo Springfield. Neil Young terminou o The Squires em 1965 e voltou para Toronto, nutrindo o sonho de viver num grande centro da América ou Inglaterra para seguir a carreira artística.
SOUL - Sua próxima banda foi a Myrah Birds que já existia e tinha um contrato com a Motown. Era a única banda com músicos brancos, tocando rock em meio aos astros da soul. Em 1966 Neil Young reencontra Stephen Stills e aí começa uma das mais promissoras carreiras na história do rock com o Buffalo Springfield em Los Angeles, nos Estados Unidos.
(* Neil Young é mais um dos músicos que mais tenho discos em minha coleção e um dos artistas que passei a pesquisar a origem para conhecer melhor a vida de um dos meus ídolos. Esse texto foi elaborado após leitura:
* do livro “Long may you run”, de Daniel Durchholz e Gary Graff, de 2010;
* da autobiografia “Neil Young – Waging heavy Peace”, 2012;
* do site www.neilyoung.com)

Nenhum comentário: