segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Entrevista com a banda Batmobile


O Batmobile é a principal atração do Psycho Carnival 2012. A banda holandesa formada em 1983 segue tocando e ganhando fãs em todo o mundo. A segunda passagem do grupo pelo Brasil é na véspera de completar 30 anos e paralelamente às gravações das músicas de um disco novo.

Batemos um papo com o vocalista e guitarrista Jeroen Haamers que comentou sobre a expectativa da volta ao Brasil, lembrou do histórico KlubFoot, citou as influencias em seu trabalho, entre outros assuntos. Ele também deu uma dica de como os fãs podem escolher músicas do Batmobile no show em Curitiba:

ZOMBILLY - O Batmobile está tocando por quase 30 anos. Qual é a diferença entre quando vocês começaram nos anos 80 para hoje?
JEROEN HAAMERS -
Quando começamos a música era muito influenciada pelo rockabilly. Desde então teve muitas influencias diferentes no psychobilly. Você pode ouvir muitos estilos diferentes em diferentes bandas. Como hard rock e metal, punk, pop, surf, ska, emo e por aí... A cena e o público se tornaram bem diversificados. Entretando, o Batmobile sempre teve diferentes tipos de pessoas nos shows. O que penso que é uma coisa boa, uma vez que a Holanda é um país pequeno e precisamos do máximo de pessoas possíveis na platéia!


Como foi fazer parte do histórico KlubFoot? O Batmobile foi a primeira banda fora da Inglaterra a ter destaque na formação da cena de psychobilly...
Voltando no tempo, nós não tínhamos consciência que estávamos tocando em algo significante. E nem imaginávamos que o KlubFoot seria histórico. Olhando agora 25 anos depois, podemos entender que o KlubFoot e as bandas que lá tocaram tiveram uma grande importância no nascimento de um estilo. Analisando agora eu me sinto muito feliz que participamos disso. Foi uma questão de fazer a coisa certa, no lugar certo e na hora certa!

O que você acha das bandas novas de psychobilly que fazem um som mais pesado, com influencia de metal?
Cada banda deve fazer seu som conforme os músicos achem adequado. Eu não escuto muito as novas bandas de psychobilly. Ouço em casa Elvis Presley, Johnny Cash, o rockabilly antigo, doowop e coisas assim. Tento me manter atualizado, mas não saio comprando cada disco de toda banda quer lança algo. Fiz isso quando era mais novo.

Quando vocês começaram quais eram as influencias musicais do Batmobile?
Como guitarrista, eu fui influenciado pelo som da guitarra de Scotty Moore, James Burton, Link Wray, The Johnny Burnette Trio e Cliff Gallup. Mais tarde passei a ouvir Brian Setzer e Poison Ivy. E o som do neo-rockabilly britânico e as primeiras bandas de psychobilly também influenciaram o Batmobile. Bandas como Blue Cats, Restless, The Sharks, Ricochets e Meteors. E também temos influencia por sons antigos e estranhos do rockabilly dos anos 50 como Hasil Adkins.

Se você começasse uma banda hoje quais seriam as influências?
Elvis Presley, Johnny Cash e Motorhead.


Você ouve as bandas atuais de psychobilly?
Como disse anteriormente, tento me manter informado sobre essas bandas.

Quando vocês começaram não havia internet? Como vocês usam as ferramentas online para divulgar a banda?
Acho que a internet é o único jeito para organizarmos nossos shows. Eu cuido da nossa agenda de shows e algumas vezes faço isso por telefone. Aprendi a força de divulgar a nossa música pela internet participando de alguns fóruns por volta do ano 2000. O que nos ajudou a ter contatos com pessoas que nos ajudaram nessa divulgação e organização. E também o MySpace nos ajudou bastante a conseguir muitos shows.

Como está o trabalho para um disco novo do Batmobile?
Estamos trabalhando lentamente em músicas novas para lançar mais um disco. Espero que possamos comemorar o nosso aniversário de 30 anos de banda com um disco novo.

Essa é a segunda vez que o Batmobile toca no Brail. O que você lembra da vez anterior?
Tivemos uma ótima plateia, um clima agradável, cocos frescos e conhecemos pessoas adoráveis. E, claro, o Batmobile nos jornais! [risos]

O que você sabe sobre o psychobilly brasileiro?
Sei que tem algumas bandas e bons músicos. E também nós recebemos cartas do Brasil desde o começo do Batmobile. Então eu acredito que haja fãs de psychobilly aí no Brasil desde os anos 80.

Como será o set no Psycho Carnival 2012?
Ainda estamos definindo isso. E estamos aceitando pedidos pela página do Psycho Carnival no Facebook.

O Batmobile vai tocar no Psycho Carnival 2012 como a banda principal e com bandas que são influenciadas pelo Batmbile. O que você pensa sobre isso?
É sempre ótimo saber que boas bandas são influenciadas pelo Batmobile. É uma grande honra para nós.


O que você está interessado em ver no Brasil?
Eu adoraria de ir com a minha família - tenho quatro filhos – para experimentar um pouco mais do Brasil. Mas, dessa vez não conseguimos articular isso. Espero que consigamos isso na próxima vez. Nós gostaríamos de ver um pouco mais da natureza e o que as famosas cidades brasileiras oferecem.

• Site do Batmobile.
• Veja video de "Zombie riot", do Batmobile tocando no KlubFoot.
• Veja video de "Gorilla beat", do Batmobile.

Nenhum comentário: